quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Vice de Luizianne

Nomes no PSB para disputar o cargo de vice-prefeito ao lado de Luizianne Lins começam a aparecer dentro do PSB. Internamente, já circularam como possibilidades de vice o deputado José Sarto e seu irmão, o secretário Elpídio Nogueira

á é evidente a força do governador Cid Gomes (PSB) na indicação do vice que concorrerá as eleições ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT) neste ano. No O POVO de segunda-feira, a petista disse que defende a permanência do PSB na vice. Internamente, nomes já surgiram entre os socialistas. "A tendência seria o governador indicar o vice. O que a gente percebe é isso", confirma uma fonte do PSB.

Ainda no ano passado, Luizianne teria pedido para que Ivo Gomes (PSB), chefe de gabinete e irmão do governador, transferisse seu título para Fortaleza. A idéia era deixar o nome dele à disposição - no PT, existe a avaliação de que, quanto mais vinculado ao governador, melhor o nome para vice, pois significaria um envolvimento maior de Cid com a campanha, em momento em que a família tende a estar dividida, com Ciro Gomes (PSB) apoiando Patrícia Saboya (PDT).

No entanto, por ser irmão do governador, Ivo fica impossibilitado pela Constituição de aceitar a proposta e concorrer a um cargo eletivo. "Devido ao grau de parentesco, não pude ser candidato a cargo algum nessas eleições. Fui convidado por Rogério Pinheiro, motivo de muita honra, para compor uma comissão de acompanhamento das eleições desse ano", declarou Ivo, por meio de sua assessoria.

A comissão do PSB à qual ele se refere vai tratar das eleições deste ano e é formada também pelo vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, pelo presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, e pelo presidente municipal da sigla, Rogério Pinheiro. Os quatro teriam um encontro na segunda-feira, mas um problema na agenda de Amaral adiou a reunião.
Outro nome já sondado e de confiança de Cid foi o do deputado estadual José Sarto (PSB). Ele nega a articulação. "Eu conversei com o governador sobre outros assuntos. Isso aí eu estou sabendo porque você está me dizendo", declarou Sarto. O parlamentar confirmou a articulação para a mudança do domicílio eleitoral de Ivo. "Houve esse boato, mas acho que não se concretizou não. São aquelas coisas que não sabemos de onde surgem", comentou.

O irmão de Sarto, o vereador licenciado e titular da Secretaria Regional (SER) VI, Elpídio Nogueira (PSB), também está entre os possíveis nomes a serem indicados para a vice de Luizianne. O socialista acompanhou os Ferreira Gomes na saída do PPS.

Elpídio negou que tenha colocado seu nome à disposição, mas se mostrou simpático à idéia. "Será uma honra (ser candidato a vice de Luizianne), mas ainda não fui convidado. São apenas conversas de corredor que as pessoas falam", comentou. "Estou disposto a seguir aquilo que o partido decidir", complementou Elpídio.

O presidente municipal do PSB, Rogério Aguiar, nega qualquer especulação em torno de nomes. "Ainda não estamos discutindo nomes." A discussão para saber se o partindo indicará mesmo o vice será feita na comissão. O que está decidido até agora, segundo ele, é que o PSB quer se fortalecer na Câmara e que o partido participará da campanha majoritária.

Fale com a gente:
danielsampaio@opovo.com.br

Fonte Jornal O Povo

IRMÃOS COTADOS

José Sarto
Deputado estadual no quarto mandato, foi eleito em 2006 com 58.013 votos, sendo 19.157 deles conquistados em Fortaleza. É homem de confiança do governador Cid Gomes e do deputado federal Ciro Gomes. Participa das articulações nos bastidores. Já foi presidente da Câmara Municipal na época em que Antônio Cambraia era prefeito de Fortaleza.

Elpídio Nogueira
Irmão de Sarto, foi eleito para o terceiro mandato de vereador com 6.800 votos. Como parlamentar, tem bom trânsito nos bastidores da Câmara. Elpídio deixou o PPS juntamente com os Ferreira Gomes. Atualmente é titular da Secretaria Executiva Regional VI. É o único secretário que será candidato em outubro - se não for vice, disputará a reeleição como vereador - e não teve de deixar o comando da pasta no início do ano, segundo determinação da prefeita Luizianne Lins (PT). Elpídio assumiu o cargo no fim do ano passado e, por isso, ganhou um tempo extra no cargo.

Nenhum comentário: