segunda-feira, 14 de abril de 2008

Acordo com PMDB é avalizado por Ilário Marques


Pelo compromisso, os dois partidos estarão juntos com o PSB, no CE, em 2010, com uma chapa de governador e senador

Na última sexta-feira à noite, em um dos restaurantes da Avenida Aquidaban, foi fechada a aliança do PT com o PMDB, em Fortaleza, no jantar da prefeita Luizianne Lins com o deputado federal Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, avalizado pelo presidente estadual do PT, Ilário Marques, embora ele não tenha participado de toda a conversa entre Luizianne e Eunício.

A coligação é majoritária e proporcional nas eleições municipais deste ano e em 2010, os dois partidos estarão apoiando a mesma chapa majoritária para o Governo do Estado com Cid Gomes (PSB) e para o Senado, com um dos dois candidatos sendo o próprio Eunício Oliveira. Na disputa em 2010 serão eleitos dois senadores por cada Estado brasileiro. É a renovação de dois terços do Senado da República.

Além do compromisso político ficou acertado que o PMDB vai participar da formulação de políticas para a próxima administração e de ficar responsável pela gestão de alguns setores do próximo Governo, no caso de a prefeita ser reeleita.

Luizianne e Eunício já deveriam ter aparecido em público no show de Roberto Carlos à noite de ontem. Ele era o convidado especial da prefeita. Um imprevisto obrigou o deputado a não participar da festa.

Respaldado

Eunício diz ter acertado a aliança com a prefeita Luizianne Lins com o respaldo de toda a bancada federal do seu partido, parte da representação estadual e de outros correligionários, após ter feito ligações telefônicas para todos eles na última semana.

´Eu liguei para o deputado Bispo Flávio que me deu carta branca, para o deputado Paulo Henrique Lustosa, por sinal foi um dos dois que me fizeram observações. Paulo queria que o partido tivesse candidato próprio e que esse candidato fosse eu. Falei com o deputado José Gerardo Arruda, com o deputado Aníbal Gomes, ele inclusive estava no aeroporto de Fortaleza, quando eu liguei. E falei também com o Sérgio Machado, no Rio de Janeiro´.

Eunício diz ter falado ainda, sempre ao telefone, na semana passada com com os deputados estaduais Carlomano Marques e Neto Nunes, com os vereadores Carlos Mesquita e Marcus Teixeira e com Magaly Marques. ´O José Maria Couto (presidente do diretório municipal do PMDB) me ligou para fazer um acordo político em Pedra Branca e eu aproveitei e tratei da questão de Fortaleza e ele me disse que eu tinha carta branca total. E falei também com o João Melo. Só depois é que eu fui conversar com a Luizianne na sexta-feira´, disse.

Peemedebistas e petistas vão continuar conversando, mas apenas para definir como irão trabalhar no curso da campanha. Esta semana, Luizianne e Ilário vão estar com Eunício.
Fonte:Jornal o Diário do Nordeste

É bom falar: Esse acordo teve a contribuição do Dep. Guimarães e Cartaxo.