domingo, 2 de março de 2008

Dep. Rachel Marques, Finatec é legal

Rachel defende a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) contra as acusações de que o órgão teria contratado a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) com dispensa de licitação e que, por conta disso, o contrato seria ilegal
O pronunciamento da deputada Rachel Marques sobre o assunto foi na sessão da terça-feira, 26 de fevereiro, na Assembléia Legislativa.A petista destacou que a Prefeitura tem tratado com transparência as denúncias levantadas e que uma prova disso foi a recente audiência pública realizada no auditório Murilo Aguiar, com a presença de membros da PMF, para discutir a queda das arquibancadas, durante o domingo de Carnaval, na avenida Domingos Olímpio. “Não há o que encobrir. Pelo contrário”, disse.
Ela afirmou que a contratação da Finatec foi feita dentro do estrito rigor legal e com base na Lei de Licitações. Para Rachel, as irregularidades apontadas principalmente pela oposição tucana não existem, já que essa licitação foi acompanhada de uma pesquisa de preço, onde a PMF solicitou propostas de outras entidades como a Fundação Getúlio Vargas (FGV). “O que aconteceu foi que a Finatec apresentou um custo/hora de R$ 180,00, que foi o menor preço”, explicou.
Rachel informou que, no momento em que a Prefeitura contratou a Finatec, a Fundação já tinha prestado serviço a instituições como a Telebrás e o Tribunal de Contas da União (TCU), e que isso lhe dava a prerrogativa de executar o que fora acertado contratualmente. Ela também esclareceu que, ao contrário do que alguns deputados insinuaram, a PMF não solicitou que outra empresa realizasse o serviço no lugar da Fundação. “A Finatec prestou e presta serviço a prefeituras do DEM, do PSDB etc e, se essa investigação se restringe ao PT, eu não posso deixar de dizer que ela está sendo influenciada pelo calendário eleitoral”, reclamou, defendendo também que as denúncias de irregularidade contra a Finatec sejam investigadas.
Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) fez uma série de acusações contra o PSDB, principal partido de oposição da prefeita Luizianne Lins, dizendo que membros da legenda tucana já contrataram a Finatec com dispensa de licitação. “Em 1998, Luiz Carlos de Barros, do PSDB, contratou a Finatec; depois, foi Marcondes Perilo, Cícero Sena, e até o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab”, elencou. Bruno disse também que toda a documentação entre PMF e Finatec está sendo oferecida pela Prefeitura para que seja analisada.
Por fim, Rachel ressaltou a visita que o presidente Lula fará ao município de Quixadá, na próxima quinta-feira (28/02), onde lança o Programa Territórios da Cidadania, uma iniciativa que, de acordo com ela, vai garantir o desenvolvimento regional e os direitos sociais dos cearenses que moram no interior do Estado.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Cearáwww.al.ce.gov.br

Nenhum comentário: