sábado, 8 de março de 2008

Secretaria das Cidades amplia prazo de inscrições para a seleção de Projetos Produtivos


Secretaria das Cidades ampliou até o dia 31 de março de 2008 as inscrições para a seleção pública de Projetos Produtivos voltados para associações e Organizações Não-Governamentais (ONGs). Os projetos devem visar a melhoria das condições de educação, saúde e capacitação para a ocupação e renda, estímulo às práticas do trabalho cooperativo e acesso às condições de infra-estrutura e crédito. Serão contemplados, projetos com atuação nas macrorregiões do Estado do Ceará, com exceção da Região Metropolitana de Fortaleza, priorizando os municípios com menores índices de desenvolvimento municipal (IDM) e índice de desenvolvimento social (IDS).As inscrições devem ser realizadas na Coordenadoria de Desenvolvimento e Integração Regional da Secretaria das Cidades, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora.
As propostas inscritas devem ser focadas no desenvolvimento sustentável de atividades já existentes. Para se inscrever, é necessário que as associações ou ONGs tenham atuação local com grupos produtivos e demonstrem conhecimento da realidade sócio-cultural e econômica da região onde será desenvolvida a ação. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), com capital total de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). Cada projeto deverá ter orçamento máximo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), em caráter não-reembolsável.
A seleção é dividida em duas categorias e os projetos devem ser encaixados em pelo menos uma delas. A primeira, de Fortalecimento organizacional e do capital humano, contempla treinamentos tecnológicos, administrativos e gerenciais ligados ao empreendimento; aprendizado através de visitas técnicas a outras experiências semelhantes e aquisição de equipamentos tecnológicos, como por exemplo, GPSs, calculadoras, computadores e softwares. A segunda categoria, de Capital físico e financeiro, prevê obras de equipamentos e materiais, além de capital de giro ou custeio.
O resultado da seleção será divulgado 30 dias após o término do prazo de inscrição. O prazo máximo para a execução das propostas, após o recebimento da verba, é de um ano. Mais informações sobre o critério de seleção, conteúdo dos projetos, documentação entre outros, estão disponíveis no Termo de Referência, que está disponível no site da Secretaria das Cidades (www.cidades.ce.gov.br).Secretaria das Cidades


Rua General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Centro Administrativo Governador Virgílio Távora. Edifício SEPLAN - 2º Andar - Cambeba. Fortaleza - Ceará. CEP: 60830-120.


Créditos: Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades