domingo, 4 de maio de 2008

Ceará vai atrair mais produtores

A conquista do grau de investimento vai representar um salto significativo para o agronegócio cearense. Segundo o diretor geral do Instituto Frutal, Fernando Martins, a classificação do Brasil como ambiente seguro para atração de capital ajuda a confirmar o Ceará como uma das regiões mais adequadas do País para receber novos investimentos privados na área de fruticultura.

´Hoje, dos cinco maiores produtores internacionais de frutas, pelo menos dois já estão plantando no Ceará: a Delmont e a Fiffes´, diz Martins. A primeira empresa ocupa cerca de 5.400 hectares com plantio de melão, e a segunda, atua consorciada com a Nolem. Martins acrescenta que, na recente viagem do governador Cid Gomes a Alemanha, para a maior feira do setor, outros dois gigantes demonstraram interesse em vir para cá ou se associarem a produtores locais.

´O governador manteve entendimentos com a Dole e a Chiquita, abrindo canal de negociação para a vinda destas empresas´, reforça ele.

Para o diretor geral do Instituto Frutal, o bom desempenho do Estado na área da fruticultura deve-se a fatores como a localização geográfica — o Estado fica a sete dias, de navio, para os principais mercados consumidores —; a confiabilidade dos governos estadual e federal e a política econômica, implantada desde o Plano Real. ´Não é à toa que Porto do Pecém ocupa, nos últimos cinco anos, a primeira posição em exportação de frutas, escoando a produção de todo o Nordeste e até do Tocantins´, lembra.

O Estado é a região do País mais adequada para abrigar novos negócios, enfatiza Martins. Para ele, os investidores diretos estão tendo resultados positivos. Tanto que as exportações de frutas somaram US$ 77 milhões em 2007. ´Deste montante, a Agrícola famosa, que é uma empresa nacional mas que negocia com grandes importadores, foi responsável por US$ 45 milhões´, acrescentou.
Fonte: Diário do Nordeste