sexta-feira, 23 de maio de 2008

Missão do BID discute Programa Cidades do Ceará II

A Secretaria das Cidades está promovendo, nos dias 21 e 22 de maio, uma missão técnica à Região do Baixo Jaguaribe. Participam da missão, técnicos do projeto Cidades do Ceará II e os especialistas em Desenvolvimento Subnacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Arcindo Santos, Gregório Arevalo e Patrícia Góes. Essa missão tem como objetivo conhecer experiências produtivas e potencialidades da Região.
A Secretaria das Cidades está promovendo, no dia 20, uma missão técnica à Sobral. Participam da missão, técnicos da Secretaria e especialistas em Desenvolvimento Subnacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Arcindo Santos, Gregório Arevalo e Patrícia Góes. Essa missão tem por objetivo conhecer experiências produtivas da Região.
O projeto Cidades do Ceará II é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, que visa fortalecer regiões e cidades estratégicas (pólos regionais) com capacidade de absorver o crescimento urbano e promover o desenvolvimento socioeconômico como uma das medidas de combate à pobreza. Prevê investimentos em ações de qualificação territorial; inovação e apoio ao setor privado e fortalecimento institucional e da gestão regional.
Estão previstas reuniões e visitas técnicas a potencialidades da região. As reuniões contarão com a equipe do BID, da Secretaria das Cidades, e também de outras pastas. A equipe visitará o Arranjo Produtivo Local (APL) de Cerâmica em Russas; Chapada do Apodi, perímetro irrigado do Jaguaribe; Bacia Leiteira; Reciclagem do Lixo; Setor Produtivo; entre outros.
Além das visitas e reuniões acima mencionadas estão previstas reuniões com o Conselho de Desenvolvimento Regional; com a Associação dos Fabricantes de Telhas de Russas (ASTERUSSAS), em Russas; com a União dos Agronegócios no Vale Jaguaribe (UNIVALE); com potencialidades no ramo de Fruticultura da Região, em Limoeiro do Norte, e, com o presidente da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi (FAPIJA), também em Limoeiro.